sábado, 26 de setembro de 2009

GESTAR II - Desenvolvimento dos encontros

Esta primeira etapa desenvolveu-se em 8 (oito) encontros de cinco horas e contemplou o estudo dos TPs 3,4 e 5.
O TP 3 Contemplou o estudo de gêneros e tipos textuais.
O TP 4 Trabalhou com leitura e processos de escrita I.
O TP 5 Abordou estilo, coerência e coesão.

O desenvolvimento dos encontros seguiu o planejamento realizado durante a capacitação dos formadores com a orientação do professor Djalma.

1º encontro: Se deu no dia da aula inaugural. Quando encerrou-se a cerimônia de abertura do programa os alunos receberam o material e fizeram a apreciação do mesmo, sendo orientados para realizarem em casa a leitura de todo o TP 3 para a próxima aula.

2º encontro: No segundo encontro foi trabalhado todo o TP 3. Devido ao fato de alguns dos alunos não terem feito as leituras sugeridas para a realização dos trabalhos, fez-se necessário dividir a turma em grupos e estudar os temas separadamente e depois socializar com os demais para a melhor consolidação do conteúdo.
Neste mesmo encontro, foi enfatizada a necessidade de que os alunos utilizem as horas destinadas para as leituras em casa para que realmente leiam, no intuito de melhor proceder com a execução dos encontros.

3º encontro: realizou-se a oficina 5, unidade 10. a dificuldade na realização desta oficina se deu a partir do fato de que os alunos preferem realizar atividades em grupo e não separadamente.

4º encontro: encontro de iniciação científica. Em uma roda de conversa os professores relataram sobre projetos anteriores realizados na área de língua portuguesa e discutiram também sobre as necessidades reais dos alunos no contexto atual. Partindo desta discussão, divididos em grupos de dois, os cursistas iniciaram a elaboração dos projetos para serem executados em sala de aula.

2 comentários:

  1. Para que aja mudança no contexto educacional ruibarbosense,é preciso garantir políticas educacionais deste porte,pois assim,o Programa de Gestão da Aprendizagem Escolar – GESTAR II poderá oportunizar um ensino voltado a melhoria das ações educativas de Língua Portuguesa e Matemática.
    Sucesso a Todos!!!

    ResponderExcluir