quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

PRODUÇÃO TEXTUAL: AS DIFICULDADES DOS ALUNOS DO 4º SEGMENTO DA EJA (EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS)
OBJETIVO GERAL:
· Trabalhar a produção de textos como instrumento de comunicação em atividades que tornam possível a construção do raciocínio lógico, bem como a estruturação e organização lógica do pensamento.
METODOLOGIA

Para poder identificar as dificuldades que apresentam os alunos do 4º segmento da EJA (Educação de Jovens e Adultos) no campo da produção textual, procederam metodologicamente propondo uma sequência de atividades de orientação para que os estudantes produzam textos:
Esta sequência de atividades está assim distribuída:
· Produção de texto a partir de outro texto já lido;
· Os alunos serão estimulados a ler textos sobre determinada temática e depois vão emitir sua opinião sobre o assunto;
· Produzir diferentes gêneros textuais;
· Os alunos manusearão diferentes gêneros textuais e com orientação da professora receberão as informações com características essenciais de cada um depois vão escrever, cada um o gênero que preferir;
· Produção a partir de temas da realidade;
· Sugerir aos alunos que facão em texto de gênero discursivo a respeito de algum assunto da realidade.
Após cada produção, os textos serão recolhidos e na sequência corrigidos e marcada as principais dificuldades dos alunos na escrita observando a sequência lógica dos fatos.
Será selecionado uma das produções que apresente um número significativo de dificuldades que possam ser socializado com todos os alunos, este texto será transcrito para o papel madeira e colado no quadro para realização de uma correção coletiva.

DESENVOLVIMENTO

Escrever não é uma tarefa fácil e para quem tem uma vida escolar fora da faixa etária, com lacunas que deixam constantes e perceptíveis bloqueios, a escrita se torna uma atividade mais difícil ainda de ser realizada. Propomos um trabalho a partir das técnicas de produção textual e dos tipos textuais estudados no caderno de teoria e prática, TP3.
Propõe-se uma seqüência de atividades de orientação para que os alunos do 4º segmento da EJA (educação de jovens e adultos), produzissem textos.
Estas atividades foram assim desenvolvidas: distribuiu-se um texto com o título: tipos textuais, para que os alunos passassem a reconhecer a distinção entre tipo e gênero textual. Depois de explorado o texto acima citado propõe-se a seguinte dinâmica:
1º - cada aluno da classe escolheria um outro, secretamente;
2º - cada um devia descrever o outro sem dizer o nome próprio;
3º - cada participante leu o que tinha produzido e os demais iriam adivinhar a pessoa descrita.
Com esta atividade os participantes classificaram o tipo textual como descritivo. (segue-se em anexo duas dessas produções textuais).
Propõe-se a leitura de um poema intitulado “poema tirado de uma notícia de jornal”, do poeta e escritor Manuel Bandeira e outro texto do humorista Jô Soares, com o título: o salário mínimo, visando aplicar a análise, caracterização dos gêneros e tipos textuais.
Sugeriu-se que cada aluno escrevesse um texto sobre um tema da realidade para sistematizar os conhecimentos adquiridos durante as aulas sobre gêneros e tipos textuais.


CONCLUSÃO

Foi concluído o presente relatório propondo explicitar no projeto as dificuldades dos alunos do 4º segmento da EJA (Educação de Jovens e Adultos) em produção textual, que por sua vez constatou-se resultados positivos e bastante gratificante para todos.
Com a finalização do projeto, foi possível observar a importância desse trabalho permitindo conhecer melhor o desenvolvimento de cada um, podendo assim ajudá-los no ampliamento de seus conhecimentos, tornando-os autônomos, cooperativos, críticos e criativos. Pois em qualquer ambiente a aprendizagem é um processo ativo que direciona as transformações da pessoa.

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