quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

O GOSTO PELA LEITURA
Usar os conhecimentos adquiridos por meio da prática da reflexão sobre a língua e a leitura, para expandirem as possibilidades de uso da linguagem e a capacidade de análise crítica.

METODOLOGIA

O presente projeto será desenvolvido no colégio municipal professora Rita Juventina de Souza, com turmas do sétimo ao nono ano, onde serão trabalhadas de forma dinâmica atividades de prática de leituras, envolvendo textos diversificados, fazendo uso de instrumentos para auxiliar e nortear como: livros literários e não – literários, livros didáticos, atividades individuais e coletivas, colagens, dinâmicas,teatros,etc.

O presente relatório, tem como finalidade de constar todas as nossas atividades vivenciadas durante o desenvolvimento do PROJETO: O GOSTO PELA LEITURA,onde discutimos o tema, e observamos a importância do ato de ler no mundo de hoje,pois no mundo de hoje, pois no mundo moderno da tecnologia esse processo da construção da leitura encontra-se um pouco oculto, onde todos estão voltados para o âmbito da tecnologia, e isso é um grande desafio para os educadores, que na maioria das vezes não conseguem atender essas necessidades dos alunos no âmbito de sua vida escolar.
O projeto:O GOSTO PELA LEITURA, foi aplicado nas turmas do sétimo ao nono ano, no colégio professora Rita Juventina de Souza. A princípio,ressaltamos para os alunos a importância do ato de ler e do conhecimento da história do surgimento da escrita, para assim, os mesmos entenderem da necessidade da escrita e consequentemente da leitura, pois as práticas e necessidades de diferentes culturas e as funções e os usos da leitura e escrita estão interligadas.

Durante o processo de desenvolvimento do projeto, trabalhamos os gêneros literários e não-literários, mostrando aos alunos as diferenças entre os mesmos,porque cabe a escola aproveitar os conhecimentos prévios dos alunos, sistematizar e tornar consciente o uso dos diferentes gêneros textuais com os quais convivemos nos diversos níveis das nossas práticas sociais.Para que os alunos identifiquem os gêneros,realizamos nas aulas atividades como: leituras de bulas de remédios, receitas culinárias, revistas,jornais,livros,etc.

E assim, comparando os variados tipos de textos, os alunos começaram a comparar essas variedades de textos e identificar no que eles eram semelhantes e no que eram diferentes, daí, começaram a perceber a relevância da leitura na nossa prática e reconheceram, organizaram, identificaram os diferentes gêneros textuais; ressaltando que fizemos uso de textos reflexivos, para assim, despertar nos mesmos emoções e prazer aos leitores e ouvintes.
CONCLUSÃO

Deixamos aqui nossa síntese sobre o estudo realizado.O mesmo permitiu-nos tecer considerações que nos induziram a uma reflexão sobre a formação de leitores que requer portanto, condições favoráveis para a prática de leitura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário